James Derulo's

Portfolio

i Portugal: o que "i" de pós-moderno | Capas do dia: Gazeta do Povo congelada, eleições 2010 - a primeira pesquisa polvo/ Diário do Commércio-SP

Leave a Comment
O "i Portugal" é para mim o que há de mais revolucionário em termos de design de jornal na atualidade. E eu não sou a única. O diário foi considerado, ao lado do semanário Expresso, a publicação com melhor design de Portugal em 2008 pela Society for News Design, num concurso que distinguiu os melhores da Península Ibérica e em que participaram 62 veículos.
Ontem, insatisfeita com as milhares de frontpages disponibilizadas diariamente pelo Newseum, mas que misteriosamente não traz o "i", encontrei o site jornaiserevistas.com, que publica as capas de jornais e revistas de Portugal. Lá estava o meu objeto de desejo.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


Aqui está a capa de hoje desse diário que, como disse brilhantemente Matthew C. French do blog Newsdesigns, reinventou a estrutura do jornal tradicional. E você se pergunta: pra quê? Eu respondo: pra que pessoas "descoladas" como eu e você queiram ler jornal. Fora de brincadeira, o "i" talvez seja atualmente o jornal que possui o design mais próximo do que seria uma versão em papel da linguagem visual da web, pra não dizer o que ela deveria ser, mas é claro, com a maravilhosa vantagem da portabilidade. Especulações pessoais.
E o Matthew tem toda a razão: o "i" é pra ficar de olho. "Ele deu ao modelo tradicional de jornal uma reforma dramaticamente moderna e está capturando a atenção de uma geração mais jovem de leitores do jornal", observa sabiamente o designer canadense.
Outra característica interessante do diário português é a organização das editorias:
   A. Opinião (Pense): seção opinião / editorial 
   B. Radar (Saiba): uma visão geral das últimas 24 horas
  
C. Zoom (Entenda): artigos em profundidade, mais
  
D. Mais (Sinta): acontecimentos culturais, incluindo esportes

 Agora os layouts para desconcertar.

















Já que estamos na onda dos melhores, na apresentação acima estão os melhores layouts de jornal impresso do mundo 2008/2009 apresentados pelos cinco jornais escolhidos na competição realizada pela Society for News Design.

As celebridades:
* Akzia, Moscou, Rússia, bisemanal, circulação 200,000
* Eleftheros Tipos, Atenas, Grécia, diário, circulação, 86,000
* Expresso, Paço de Arcos, Portugal, semanal, circulação 120,000
* The News, Cidade do México, diário, circulação 10,000
* Welt am Sonntag, Berlim, semanal, circulação 400,000

As capas do dia. Finalmente e sem comentários. Béeee. Acabou o tempo.


 






0 comentários: