James Derulo's

Portfolio

Sim, mais Copa! Mas tem também caso Bruno e muito mais jornalismo visual nas capas do dia

1 comment

A voz do polvo é a voz de Deus
O molusco estava certo e os alemães devem estar se odiando por isso. Dessa vez a fúria latina mostrou ser mais eficaz do que o pragmatismo germânico.
Os jornais da Alemanha, de forma geral, são visualmente sisudos - e isso não significa mal-feitos - e privilegiam sem nenhum constrangimento grandes massas de texto no grosso dos layouts de suas notícias diárias com uma exceção: o berlinense "Bild". É o que poderíamos chamar de design sensacionalista a la Alemanha. O diário estampou em sua capa "O sonho acabou" em letras garrafais, mas deixando claro que todos estavam orgulhosos dos jovens alemães. Um admirável sentimento.


 Vale uma olhada na capa do dia anterior do mesmo Bild chamando todo mundo pra cruzar os dedos e torcer pela vitória. Um belo álbum de figurinhas. Imagina a alma que montou isso. Aaaf.



Já os espanhol La Vanguardia trouxe a foto em que o zagueiro do Barcelona celebra o gol decisivo compararando a vitória ao "chupinazo", show pirotécnico que acontece durante o sanfermines, festa tradicional da Espanha em lembrança a San Fermin e que teve início em 6 julho. 



E na terra da "selvageria"
Bom, não fui eu que disse. Crime bárbaro tem em todo lugar e realmente a mídia dá um empurrãozinho pra deixar o "chupinazo" ainda mais espetacular. Lembra do austríaco e sua filha no porão?
Vamos lá então. A partir de agora, protagonizada pelos cães, o crime do ainda goleiro do Flamengo está em 99,9% das capas dos jornais brasileiros. "O Dia" do Rio novamente saiu na frente em impacto. A foto é uma pérola. As chamadas laterais garantem um resumo consistente. Pra fechar, um ASSASSINO, que, inclusive nem é opinião do jornal: foi o povo que gritou. 



Já o "Hora de Santa Catarina", irmão gêmeo do "Diário Gaúcho", apelou para o humor fazendo um trocadilho com o "perdeu, playboy". Os recortes com letras datilografadas, a noção de profundidade, a foto com efeito faz tudo parecer um cartaz de filme policial. É um espetáculo, sem dúvida.


Bom, e a selvageria, literalmente, veio no Correio Braziliense que ontem trazia uma capa das mais agradáveis. Hoje negra e com o título acompanahdo de uma sombra reta pra lá de descolada prejudicou a leitura, o contraste e ofuscou a foto. Com diz um colega: têm dias que nem, têm dias que só.


No próximo post: O VALE. Especulações inteligentes sobre o design do diário do Vale do Paraíba.

1 comentários:

cassiano disse...

Bem, o Bild, seria o nosso Diário do Sul Gaúcho. Teria que dar uma olhada nos Diários mais conservadores. E conservadorismo é o que não falta na Alemanha. A TV alemã é uma das piores da Europa - extremamente chata e conservadora. É RBS e mais tosca.