James Derulo's

Portfolio

Momento de livre associação semiótica

Leave a Comment

Uma banda: New Young Pony Club - NYC (fixe o olhar nas letras maiúsculas)
Ok, brincadeira. Não é por aí.
Um clipe: "Ice Cream"
O motivo. A questão é que o clipe é uma enciclopédia de cultura pop. As cores, os gestos, os sensacionais cromaquis, o doce. Ah, os doces... Ok, tem uma pegada retrô, mas isso soa como chover no molhado. Parece ser uma coisa que está mais ou menos encalacrada em nossa época.
É pop. Pra mim tá bom.
A melhor parte: A biografia da banda no site All Music Guide (allmusic ou AMG), que eu particularmente considero uma espécie de oráculo da música, assim como o Google é o oráculo da web, conceitua o "tipinho" do som do grupo novaiorquino como? (sem direito a tradução): "the band's stylish electro-disco blend". Nossa, que blend. Me apraz esses chistes da língua inglesa.

O momento inesperado
Bom, acabo de usar a palavra chiste, que surgiu espontânea. Então veio a questão: o que é chiste afinal?
Uma breve pesquisa sobre o significado do verbete e o esclarecimento mostrou que, talvez sem querer, a escolha foi acertada.

Do site da revista Ciência e Cultura da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência:
"O máximo de sentido para um mínimo de suporte. A brevidade é uma das principais marcas lingüísticas do humor. O chiste é breve, e é nele que reside, por assim dizer, a graça. E pode ajudar a descarregar uma agressividade que tem de ser reprimida. O chiste funciona, isto é, provoca hilaridade ou riso, por meio da brevidade que se expressa com a condensação: dois campos de significados se fundem, causando surpresa."

Semiótica.
Encerrando viagem.
bip
[rs]

0 comentários: