James Derulo's

Portfolio

POA em cena - Digam o que disserem

2 comments
Todo o ano, nos dias mais chuvosos, frios e nhacas, acontece na capital gaúcha o Porto Alegre Em Cena que, felizmente, oferece uma variedade incrível de espetáculos teatrais. A  questão nem é a história do festival, desde quando, quem veio e quem foi.
Bom é que são quase 15 dias de oportunidades. Chance de ver. E mesmo que você veja pouco, como eu, ainda é bom. Há os engodos, o amadorismo estético, a narrativa que transcende atuações, o pop sincero, a diversidade talvez fora do alcance do meu tempo. De tudo. Em 2009, todos distribuídos em 57 peças: 21 internacionais, 22 nacionais e 14 produções do Rio Grande do Sul.
galeria com 130 fotos das atrações
E acontece umas coisas sensacionais como o a estreia que vi ontem: uma montagem pernambucana de monólogos do Caio Fernando Abreu. Três movimentos (usando um termo bem Godard rs), - cheios de ousadia, sexualidade e, acima de tudo, uma aura existencialista -, que te levam às profundezas do sentimento "solidão". 
Rachei a minha tristeza. Caio, ilustre, tão humano, tão só em suas narrativas. E com propriedade.
Caio F. - Três monólogos
Com atuações excelentes, e na minha humilde opinião não extraordinárias, o texto cria uma ligação com o cotidiano da classe média intelectualizada, por isso consciente de sua condição decadente, e que vive um profundo sentimento de "não-pertencimento". O que me lembra imediatamente o hit do Radiohead, Creep, que proclama em seu refrão: 
But I'm a creep
I'm a weirdo
What the hell am I doin' here?
I don't belong here

Isso te diz alguma coisa sobre a tua geração?

2 comentários:

Cênicas Cia de Repertório disse...

Ficamos muito satisfeitos com a recepção em Porto Alegre, terra do Caio. Além de ter uma maravilhosa plateia gaúcha e que invitavelmente compareceram amigos do autor, além de outros grupos participantes do POA. Tivemos tambem a familia do Caio que nos convidou para conhecer a casa dele. Momento inesquecível para nós.

Muito Obrigado Porto Alegre.

Marcelo Francisco disse...

estive em cena fazendo o monólogo do Caio, com a Dama da Noite. Mto obrigado pelas linhas escritas sobre nós! Porto Alegre só nos troxe boas surpresas; uma delas foi ter Gawronski emocionadíssimo em nossa platéia!!! Valeu POA!!! bj