James Derulo's

Portfolio

O Rio Grande e o Brasil polar(es). Para conhecidos ou não.

Leave a Comment
  clique nas imagens para ampliar

Lembro de no ano passado ter publicado algo com o mesmo tema. Ele insiste em voltar, e a palavra que não sai da boca do povo é o frio. Com ele vêm as estatísticas e a desta semana é a promessa das temperaturas mais baixas dos últimos 20 anos no Estado. Um tanto quanto assustadora.
A gente até se esquece que vai muito bem obrigado com nossos edredons, aquecedores e afins, e em nossas mentes piscam em neon informações como 'em Cambará do Sul fez -5 graus', 'um rio congelou em São José dos Ausentes' e por aí vai. Agora, se para um  vivente dos estados do Sul essa friaca já invade as conversas cotidianas, pois o frio é visceral e a geada de hoje será, com certeza, assunto no ano que vem, pense você o que significa a imagem de um rio totalmente congelado para um cidadão da Paraíba que jamais vivenciou nada menos do que 18 graus? Resultado: da capa da Zero Hora para a capa da Folha de São Paulo desta terça (5), a mesma fotografia foi promovida de 'Rio Grande polar' para 'Brasil polar'.
Enfim, coisas desse País de diversidade fascinante tal como uma fotografia que tem a capacidade de nos proporcionar uma experiência do real, remeter a uma realidade qualquer, que se o indivíduo conhece, se identifica, se desconhece, nela se imagina. A mágica da imagem.
Quanto às capas? Bom, coincidências do jornalismo datado nosso de cada estação.


0 comentários: