James Derulo's

Portfolio

O fim do Jornal do Brasil impresso.

Leave a Comment


  capa do JB de 1904

O Jornal do Brasil deixará de circular em formato impresso a partir do dia 1º de setembro. Depois desta data, seu conteúdo será fornecido somente na internet. O motivo: uma dívida estimada em R$ 100 milhões e a perda de milhares de assinantes nos últimos anos.
Bom, é lamentável presenciar o "fim" de um jornal com 119 anos de história. Mas parece que este não é o fim. A empresa afirma que os leitores foram consultados sobre a decisão, aprovaram, e com módicos R$ 9,90 mensais terão acesso à edição online.
No dia 14 de julho, o jornal publicou um anúncio de duas páginas no qual o empresário Nelson Tanure, que controla o JB, anunciou o fim da edição impressa  através do seguinte texto:
"O 'Jornal do Brasil', coerente com sua tradição de pioneirismo e modernidade, se coloca mais uma vez à frente de seu tempo. A partir de 1º de setembro de 2010 o 'JB' passa a ser o primeiro jornal 100% digital."
 Do outro lado, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) não mediu esforços para deixar claro que o setor não está passando por uma crise. Segundo Ricardo Pedreira, diretor-executivo da entidade, a situação do JB representa um caso isolado e ocorreu por "equívocos empresariais".
 Estatísticas ANJ:

  • A circulação média dos jornais no Brasil cresceu 31% entre 2004 e 2008;
  • Em 2009, devido à crise, a circulação caiu 3,46%.
Estou curiosa para saber como será a versão online. Layouts, fotos, gráficos, navegabilidade... Veremos.
Mas pra ver, só pagando?


Menos números, mais história
Trecho do artigo "JB (1891-2010) - Paradoxos impressos, notas para um obituário" publicado por Alberto Dines no site do Observatório da Imprensa.  

acesse o artigo completo aqui

"Àquela altura, um grupo de jovens jornalistas (Reynaldo Jardim, Ferreira Gullar, Jânio de Freitas, Wilson Figueiredo, Araújo Neto, Luis Lobo, Carlos Lemos e outros), com a colaboração do escultor Amilcar de Castro, operavam a mais profunda, cabal e duradoura reforma editorial da imprensa brasileira. Envolvia o visual, conceito de jornalismo, estilo de texto, pauta. Uma revolução jornalística e cultural – jornalismo e cultura eram então inseparáveis. Revolução branca, literalmente, para acabar com a massa de elementos escuros (fios, títulos, fotos). Implantada gradualmente – só assim poderia se sustentar –, a mudança completou-se em 1959, quando chegou à primeira página.
Com a saída de Odilo, Nascimento Brito distanciou-se (ou foi distanciado) da redação, começou a reclamar, queria voltar atrás, recolocar os tais fios que separavam as matérias e acabou com o suplemento dominical, uma das jóias da nova fase.
Este observador chegou ao JB em 8 de janeiro de 1962, seis anos depois de iniciada a revolução orquestrada por Odilo. Nascimento Brito recebeu-o dizendo: "Amanhã quero um jornal diferente, com fios...". Foi-lhe dito que dentro de alguns anos o leitor talvez percebesse diferenças. No dia seguinte, de novidade apenas um fio fino para separar o logotipo da manchete com plena aprovação de Amilcar de Castro, que permaneceu no jornal por mais algum tempo [JB, edição do centenário, 19/4/1991, "Os fios do tempo"].
Nascimento Brito foi o primeiro publisher a contratar uma consultoria, a Montreal, para fazer um trabalho de reengenharia total. A empresa organizou-se, a redação organizou-se, a busca de qualidade tornou-se prioritária. Graças a isso o jornal ganhou espetacularmente os primeiros rounds no confronto com O Globo. Sem qualquer suporte de TV."


0 comentários: