James Derulo's

Portfolio

As capas de hoje estão, estão... exóticas. Bélgica, Canadá, Dinamarca e Letônia!

Leave a Comment
As capas de hoje mais parecem as primeiras páginas de belos suplementos de cultura do que propriamente frontpages de jornais diários. São as edições do fim-de-semana que abrem espaço para o relax, o entretenimento e a reflexão.
O belga De Standaard, que circula em Bruxelas, traz um layout a la cartaz. Poderia ser tranquilamente o anúncio de uma grande grife de jeans. O tema: "o outro lado dos festivais" de música que tradicionalmente pipocam pela Europa durante o verão. A discussão: o caos que se forma quando se reunem em imensos acampamentos milhares de jovens, a vontade incontrolável destes de tomar todas as bebidas possíveis e usar os mais variados psicotrópicos, toneladas de lixo, banheiros químicos, e muita gente em condições precárias fazendo suas necessidades básicas por todo o lado. Em meio a tudo isso banquinhas de comida, mercadinhos improvisados. Há casos, como o do Melt Festival, na cidade de Leipzig, Alemanha - onde estive em 2009 - em que não há latas de lixo em nenhum lugar. A bizarrice é difícil de contar.
Mas há o outro lado, como já é  de praxe. Eles reúnem grandes atrações musicais dos mais diversos estilos - rock, eletrônico, independente, metal e por aí vai -, em sua grande maioria são organizados, os shows são pontuais, não há problemas com violências (o pessoal é louco de atar, mas é da paz), enfim, é a colônia de férias com que os jovens adultos sonham o ano inteiro. Mas que é sujeira pra todo lado ah, isso é. Lixo, lixo, lixo. Desperdício de comida. Gostam também de destruir coisas. Barracas, cadeiras... Pelo menos é o que se sobressai na multidão. No Planeta Terra, festival que acontece em São Paulo em novembro e que, infelizmente dura só um dia, além de você tropeçar em lixeiras, tem até distribuição de porta-bitucas. É, nossos rebeldes sem causa são melhores que os outros.

 CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR


Eis aqui o La Presse de Montreal. Só alegria.


O National Post de Toronto. A ilustração me agrada muito.



Politiken de Copenhague, Dinamarca.



E o Diena da cidade de Riga, Letônia. Pra melhorar. A Letônia é um paíseco que fica entre a Lituânia, a Estônia, a Bielorrússia e a Rússia. Já tá pra ter uma ideia. E quem seria  esse rapaz de maleta e guarda-chuva? Um político? Banqueiro? Burocrata de uma grande companhia multinacional? Acho que jamais saberei... Não me dou bem com o Letão.

0 comentários: