James Derulo's

Portfolio

Para ano de eleição I

Leave a Comment
Acho que a inspiração voltou... tenho que aproveitar o respiro neste dia babilônico. Minha última aquisição literária é com certeza um dos responsáveis por esse momentâneo clareamento de idéias. Enfim, Os Demônios [1870] do "não tenho palavras pra escrever" Dostoiévski é um livro... difícil de se dizer. Sim, minha reserva de palavras é grande diante de uma narrativa tão, tão... demasiado HUMANA. Alguns dos trechos que atiçaram meu prazer "estético-literário".
"Estava claro que nessa camarilha de gente nova havia muitos vigaristas, mas estava fora de dúvida que havia muitas pessoas honestas, até muito atraentes, apesar de algumas matizes surpreendentes. Os honestos eram muito mais incompreensíveis que os desonestos e os grosseiros; mas não se sabia quem estava nas maõs de quem."
"Em certa época andaram dizendo a nosso respeito na cidade que o nosso círculo era um antro de livre-pensamento, depravação e atéismo; aliás, esse boato sempre persistiu. Mas, enquanto isso, o que havia era uma divertida tagarelice liberal, a mais ingênua, singela e perfeitamente russa. O 'liberalismo superior', ou seja, o liberal sem nenhum objetivo, só são possíveis na Rússia."
"Para o papa nós havíamos previsto há muito tempo o papel de simples metropolita na Itália unificada, e estávamos inteiramente convencidos de que toda a questão milenar era simples bobagem no nosso século do humanismo, da indústria e das ferrovias."
Por hoje é só.

0 comentários: